Velocidade do 5G no Brasil deve alcançar 94 Mbps em 2022, aponta Cisco

Compartilhe
5G rede

© Fornecido por Unilogic Media Group Ltda 5G rede

Cisco, companhia de soluções para rede, apresentou nesta terça-feira (19) os dados do Mobile Visual Networking Index (VNI) 2019, em que a empresa revela algumas informações sobre redes móveis no Brasil e no mundo, além de apontar tendências entre 2017 e 2022. Para a companhia, no Brasil deve haver 329 milhões de dispositivos conectados em 2022, mas o nosso país deve contar com apenas 1% de conexão 5G nesse ano, nível abaixo da média global.

Conexões móveis no Brasil

O documento mostra estimativas de conexão de internet mobile para os próximos anos, e a ideia é traçar tendências baseadas em levantamentos do VNI. A expectativa é de que, em 2022, o Brasil tenha predominância ainda da internet 4G, com 68% das conexões. Vale perceber, pelos dados, que a média brasileira neste setor é maior que a global e até mesmo regional na América Latina.

Em contrapartida, o 5G apareca estimado em apenas 1% dos devices, contra uma média global de 3,4%. “A evolução das redes no Brasil também vai passar pelo fim do 2G. É um tipo de conexão que utiliza a banda de forma muito ruim e ineficiente”, apontou Giuseppe Marrara, diretor de políticas públicas da Cisco. Atualmente, o mercado que mais utiliza este tipo de conexão é o de máquinas de cartão de crédito.

Dados e arte: Cisco

Dados e arte: Cisco

A expectativa ainda é de que haverá 4 milhões de conexões 5G em 2022 respondendo por 4,8% do tráfego móvel. A diferença entre o número de aparelhos conectados pela quantidade de tráfego se dá pelo fato de que muito mais informações transitam pelo novo padrão. Dessa forma, é esperado que cada dispositivo carregue mais informação que nas conexões 4G.

Outro dado de destaque do relatório é em relação ao crescimento do mobile em detrimento da banda-larga fixa, com uma taxa 3,4 vezes maior para as conexões móveis.

Crescimento de velocidade

A expectativa é de grande crescimento em velocidade média da internet móvel no Brasil, entre 2017 e 2022. O 3G deve saltar de 4,4 Mbps, para 9,1 Mbps; sendo o 4G em 17 Mbps, para 27 Mbps; e o 5G chegando a uma taxa de 94 Mbps.

Arte e dados: Cisco

Arte e dados: Cisco

A expectativa de que mundialmente a velocidade do 4G seja 1,5 vezes maior até 2022, com o 5G chegando a uma velocidade média de 170 Mbps.

Arte e dados: Cisco

Arte e dados: Cisco

Outro dado relevante da Cisco é de que Brasil deve ser um dos países com maior crescimento em oferta de internet pública. A estimativa é de que o país tenha um aumento na de 2 milhões para 18 milhões de hotspots de wi-fi públicos, um crescimento de 9 vezes no período. Em comparação, o mercado no qual isso deve ser ainda mais relevante é o continente asiático, que deve contar com aumento na casa dos 57%.

Arte e dados: Cisco

Arte e dados: Cisco

Internet móvel no mundo

Em 2022, a expectativa é de que o tráfego de internet mobile no mundo bata a casa do zettabyte (equivalente a 2 elevado a 70 bytes) e vai passar a representar perto de 20% de toda informação de rede do mundo. No total, devem ser 930 exabytes (10 elevado a 18 bytes), relativo a um aumento de 113 vezes em comparação com 1012. No Brasil, este número deve subir de 2.3 exabytes para 14.7 exabytes em 5 anos.

Neste período, a expectativa é de que mundialmente haja aumento de 5 bilhões de usuários em 2017, para 5,5 bilhões em 2022.

Arte e dados: Cisco

Arte e dados: Cisco

Outro dado interessante é o avanço da internet LPWAN. Este sistema é voltado para sistemas que permitam conexões menos velozes e com alta latência, mas que exijam também gasto menor de energia. Um exemplo de utilização é para aparelhos de análise de dados em plantações, como os que de tempos em tempos precisam checar informações como qualidade do pH do solo. A previsão é de que este tipo de conexão possa avançar de 1,5% no mundo para 14% em cinco anos até 2022.

A Consumer Electronics Show (CES) 2019 acontece do dia 8 ao dia 11 de janeiro, em Las Vegas, Nevada, EUA. Organizada pela Consumer Technology Association, é um evento anual de tecnologia voltado para a inovação de produtos eletrônicos de consumo e novas tecnologias. Veja a seguir alguns dos aparelhos apresentados no evento. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.