Golpes no Tinder e Happn cresceram nos últimos anos

Compartilhe

Estima-se que, até 2023, o número de usuários de serviços de namoro online em todo o mundo seja de mais de 328 milhões. Esse é um mercado muito promissor no Brasil — a previsão de receita no País para 2019 é de US$ 12 milhões. Mas, por serem tão populares, os aplicativos e sites de namoro também são alvos de muitos criminosos virtuais.

Modalidades de golpes

A ESET, empresa de detecção de ameaças, explica que, na maioria dos casos, os criminosos estudam os perfis das vítimas e coletam informações pessoais, como atividade de trabalho, nível de renda ou estilo de vida. Essa coleta de informações é mais fácil por conta da superexposição das pessoas em redes sociais e do gerenciamento inadequado de informações pessoais no ambiente digital — que possibilitam ao cibercriminoso criar um perfil bastante detalhado de um usuário e usar estes dados contra a pessoa.

A modalidade mais comum é a manipulação emocional da vítima para enviar dinheiro, presentes ou informações pessoais. Outro golpe usual é a sextorção, no qual o criminoso tenta obter fotos ou vídeos íntimos da vítima para depois chantageá-la.

Outro tipo de trapaça habitual é o catfishing, no qual um indivíduo cria um perfil falso para enganar a vítima. Esse golpe tem finalidades diferentes, entre elas obter dinheiro, comprometer a vítima de alguma forma ou simplesmente incomodar o usuário.

Golpes relacionados a sites: uma ameaça global

Na Austrália, em 2018, foram registrados 3.981 casos de fraudes relacionadas a encontros online, causando perdas de mais de 24 milhões de dólares. Em 2019, já há 349 casos envolvendo prejuízos de mais de um milhão de dólares australianos, de acordo com a Comissão Australiana de Concorrência e Consumo.

No Reino Unido, o Escritório Nacional de Inteligência Contra Fraudes revelou, em 2017, que um caso de fraude relacionado a encontros online foi relatado a cada três horas. Enquanto dados mais recentes da Action Fraud revelaram que, em 2018, mais de 4.500 reclamações sobre fraude foram registradas em romances online. Estima-se que 63% das vítimas são mulheres, de acordo com a BBC.

O caso mais conhecido na América Latina ocorreu na Argentina, em 2017. Por meio de um golpe no Tinder, um indivíduo contatou a vitima dizendo que procurava um relacionamento sério, mas que vivia a milhares de quilômetros de distância. O criminoso enviou fotos falsas, tiradas da internet, e pediu o número de telefone da vítima para que se comunicassem fora do aplicativo.

Depois de ganhar a confiança da pessoa, o criminoso explicou que enviou um pacote com um presente muito caro, mas que o pacote foi retido na Malásia e que, para liberar a entrega, ele deveria pagar 2000 dólares. Finalmente, ele explica à vítima os passos para realizar a transferência e promete que, quando se encontrarem pessoalmente, ele devolverá o dinheiro. Obviamente, o dinheiro nunca foi devolvido.

O Laboratório de Pesquisa da ESET dá algumas recomendações a serem lembradas na hora de apostar nos aplicativos e sites de namoro:

– Se você conhece alguém que depois de alguns contatos começa a expressar sentimentos muito profundos e pede para continuar conversando fora do aplicativo ou site, é importante ter cuidado. O fato de querer sair da plataforma em que se encontraram deve ser suficiente para estar alerta.

– Suspeitar se você identificar certas inconsistências entre o que o individuo conta e o que você vê nos perfis de mídia social.

– Se depois de algumas semanas ou meses a pessoa pedir dinheiro, não envie, especialmente para alguém com quem não tenha se encontrado pessoalmente.

– Suspeite de alguém que sempre tem uma desculpa para não te encontrar pessoalmente.

– Pesquise na web as imagens que você recebeu ou que o individuo usa em sua conta para confirmar que a pessoa é quem diz ser. Desta forma, você pode confirmar se as fotos são legítimas ou se foram  retiradas da internet. Você pode usar o Google Images ou o TinEye para isso.

– Nunca compartilhe com a pessoa que você está conhecendo informações que podem comprometer você, como fotos ou vídeos, especialmente se você não a conhece pessoalmente.

– Se você decidir encontrar alguém que tenha conhecido online, avise algum parente ou amigo do local e horário, para que alguém esteja ciente.

A Consumer Electronics Show (CES) 2019 acontece do dia 8 ao dia 11 de janeiro, em Las Vegas, Nevada, EUA. Organizada pela Consumer Technology Association, é um evento anual de tecnologia voltado para a inovação de produtos eletrônicos de consumo e novas tecnologias. Veja a seguir alguns dos aparelhos apresentados no evento. 

32 comentários em “Golpes no Tinder e Happn cresceram nos últimos anos

  • 29 de julho de 2020 em 8:07 pm
    Permalink

    Peninsula which are disputed with and de facto administered by Russia. However includes the entire population of territory

  • 30 de julho de 2020 em 2:44 am
    Permalink

    At the House Antitrust Subcommittee hearings this afternoon, Facebook CEO Mark Zuckerberg was directly questioned about his company’s strategy of copying competitors’

  • 30 de julho de 2020 em 7:16 am
    Permalink

    A new report from the business-data company looking at the second quarter of venture capital results for global AI startups shows historically strong but declining investing rates for the upstart firms. During a pandemic and widespread recession, this is not a complete surprise; other areas of VC investment have also fallen in recent quarters.

  • 31 de julho de 2020 em 10:29 pm
    Permalink

    Thanks for this amzing blog, I sincerer agreed with everything you said, I will be viisting again .Once again thanks for an amazin blog

  • 5 de agosto de 2020 em 6:09 am
    Permalink

    Oh what an Awesome blog , I will surely visit again, keep on the good work.

  • 7 de agosto de 2020 em 10:07 am
    Permalink

    Join Variety’s Power of Young Hollywood LIVE, a celebration of the next generation of talent, hosted by Benito Skinner. Watch as MALUMA, Megan Thee Stallion, Jerry Harris and more take the stage to benefit Rock the Vote and encourage young people to register for the 2020 election.

  • 7 de agosto de 2020 em 7:21 pm
    Permalink

    Oh wow what an amazing writeup, this blog epresent everything i believed in and I will be be back to read more

  • 7 de agosto de 2020 em 11:09 pm
    Permalink

    That’s great they should go back to school the Pennsylvania governor wants to stay close down doesn’t want the kids to do anything and New York was a hotspot

  • 8 de agosto de 2020 em 9:23 pm
    Permalink

    Oh wo an awesome and amazine blog, well organized and beutiful, keep the good work going. I will surely visit again

  • 12 de agosto de 2020 em 12:56 pm
    Permalink

    All Seattle Law Enforcement are in my thoughts and prayers as well as the good law abiding people of Seattle. You have no clue the danger and stress heaped upon Law Enforcement Officers unless you’ve walked in those shoes! I did for 34 years. Ladies and Gentleman you’ve served your communities well under extraordinary circumstances, but it’s time to think of your families, your wives and children and yourselves! It’s time to leave Seattle, fund a job elsewhere where you will be appreciated! You have my utmost respect! Let the City Counsel and Mayor have the chaos they desire but not at your personal safety and lives! God Bless You All my Brothers!

  • 14 de agosto de 2020 em 7:51 pm
    Permalink

    Good day I am so delighted I found your blog page, I really found you by error, while
    I was researching on Yahoo for something else, Anyways I am here
    now and would just like to say thank you for
    a tremendous post and a all round entertaining blog (I also love
    the theme/design), I don’t have time to browse
    it all at the moment but I have saved it and also included your
    RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great
    deal more, Please do keep up the fantastic jo.

  • 14 de agosto de 2020 em 10:55 pm
    Permalink

    Howdy very nice blog!! Guy .. Beautiful ..
    Superb .. I’ll bookmark your blog and take the feeds also?
    I am satisfied to search out numerous helpful information here within the post, we’d like work out extra techniques
    in this regard, thank you for sharing. . . . . .

  • 16 de agosto de 2020 em 2:01 am
    Permalink

    What’s up to every one, the contents present at this website
    are genuinely awesome for people knowledge, well, keep up the nice work fellows.

  • 19 de agosto de 2020 em 11:08 am
    Permalink

    This is really interesting, You’re a very skilled blogger.
    I have joined your feed and look forward to
    seeking more of your excellent post. Also, I’ve shared your web site in my social networks!

  • 20 de agosto de 2020 em 11:27 pm
    Permalink

    Greetings from Idaho! I’m bored at work so I decided to browse your
    site on my iphone during lunch break. I love
    the info you provide here and can’t wait to take a look when I get home.
    I’m shocked at how quick your blog loaded on my cell phone ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, good blog!

  • 24 de agosto de 2020 em 3:30 am
    Permalink

    Hey! I’m at work browsing your blog from my new iphone 4!

    Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your
    posts! Carry on the superb work!

  • 25 de agosto de 2020 em 12:11 pm
    Permalink

    I am really impressed with your writing skills as smartly as with the format to your weblog.

    Is that this a paid topic or did you customize it your
    self? Anyway keep up the excellent quality writing, it’s rare to see a nice blog like
    this one these days..

  • 25 de agosto de 2020 em 7:41 pm
    Permalink

    This is a really good tip especially to those fresh to
    the blogosphere. Short but very precise info… Thanks
    for sharing this one. A must read article!

  • 27 de agosto de 2020 em 6:43 pm
    Permalink

    I seriously love your blog.. Very nice colors & theme. Did you develop this amazing site yourself?
    Please reply back as I’m looking to create my own site and would like to find out where you
    got this from or exactly what the theme is called.

    Cheers!

  • 28 de agosto de 2020 em 6:12 am
    Permalink

    I’m curious to find out what blog platform you’re
    utilizing? I’m experiencing some small security issues with my latest blog and I’d like to find something
    more safe. Do you have any suggestions?

  • 2 de setembro de 2020 em 5:02 am
    Permalink

    Simply want to say your article is as astonishing. The clearness on your publish is just great and that i could suppose you’re knowledgeable on this subject.
    Fine together with your permission let me to grab
    your RSS feed to keep updated with drawing close post. Thank you
    a million and please keep up the gratifying
    work.

  • 6 de setembro de 2020 em 5:27 pm
    Permalink

    Someone essentially assist to make significantly articles I would state.

    That is the first time I frequented your website page and thus
    far? I surprised with the analysis you made to make
    this actual publish extraordinary. Excellent job!

  • 9 de setembro de 2020 em 2:12 am
    Permalink

    I am in fact delighted to read this weblog posts which consists of plenty
    of useful information, thanks for providing these kinds of statistics.

  • 15 de setembro de 2020 em 12:01 am
    Permalink

    My spouse and I absolutely love your blog and find almost all of your post’s to be
    exactly I’m looking for. can you offer guest writers to write content for you?

    I wouldn’t mind creating a post or elaborating on a lot of the subjects you write in relation to here.
    Again, awesome site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.