Empresas investem em 26 mil exames para testar profissionais da saúde de SP

Compartilhe

EFE/EPA/JAKUB KACZMARCZYKSegundo Edgar Rizzatti, os reagentes necessários para os exames foram importados dos Estados Unidos

O Estado de São Paulo fará, nas próximas semanas, cerca de 500 testes diários em profissionais de saúde após parceria firmada entre empresas privadas e a secretaria estadual de saúde. O diretor executivo, médico e técnico do Grupo Fleury, Edgar Rizzatti, explicou ao Jornal da Manhã – 2ª Edição o objetivo da iniciativa e a parceria entre as empresas.

Segundo Edgar, a aquisição dos reagentes e materiais necessários para os exames se deu por meio de uma parceria entre a Bradesco Seguros, Coca-Cola Brasil, Coca-Cola FEMSA e Grupo Fleury. O objetivo das empresas é possibilitar o diagnóstico precoce da covid-19 e diminuir a proliferação da doença.

“Chegar ao diagnóstico de certeza é muito importante especialmente nos profissionais de saúde. Uma vez que esses profissionais tenham indícios da doença, desenvolvam os sintomas, eles precisam ser rapidamente diagnosticados para que eles possam ser afastados e a gente, com isso, consiga reduzir a disseminação da doença.”

De acordo com Rizzatti, os resultados dos exames estarão disponíveis entre 24 e 48 horas. Assim, a ação busca testar os profissionais de saúde que possam estar infectados para que, em caso positivo para o coronavírus,”sejam tomadas as medidas o mais rápido possível”.

Os 26 mil exames que serão realizados são do tipo RT-PCR, usados em pacientes internados ou que se encontram em estágios mais avançados da covid-19.

“O que acontece é que quando a gente fala em exame, o que estamos abordando nesse contexto da parceria, é o RT-PCR, que é utilizado para diagnosticar na fase aguda da doença. Nesse exame, o que fazemos é a extração do material genético seguido da reação de PCR para verificar o vírus.”

Segundo Edgar Rizzatti, os reagentes necessários para os exames foram importados dos Estados Unidos. Cerca de R$ 4 milhões foram investidos pelas empresas para as ações de testagem.