Busca do Google entenderá mais do que apenas palavras-chave

Compartilhe

As buscas no Google passarão por melhorias notáveis, segundo a própria gigante da internet. Sua ferramenta de buscas, que existe há mais de 20 anos, será atualizada e, entre suas novidades, passará a entender cada vez mais frases naturais de fala ao invés de apenas palavras-chave.

Através de uma postagem, o vice-presidente da empresa, Pandu Nayak, comentou que essa adição será um dos maiores saltos na tecnologia de motores de busca. Isso tudo virá graças ao sistema BERT que a Google introduziou no ano passado, que permite ao sistema compreender melhor o contexto de uma frase, diferenciando bem uma palavra de outra para não deixar apenas as palavras-chave em foco.

Com esse sistema, se um usuário estiver procurando por informações sobre viajar para outro país, por exemplo, a ferramenta de busca reconhecerá a importância da palavra “para”, providenciando resultados relevantes para essa pessoa, diferente do que seria mostrado caso ela estivesse procurando algo como “viajar em tal país”.

Essas nuances podem parecer detalhes mínimos, mas no geral farão grande diferença para que usuários realmente possam encontrar o que estão procurando e não se deparem tanto com resultados irrelevantes.